Material didático - Autora: Camila Oliveira                                                        

 

Tema da Aula: Sociologia do Crime: Estarão as Prisões Obsoletas? - Angela Davis

 

Objetivos: Abordar sociologicamente as prisões, o encarceramento, a criminalidade e o sistema prisional. Construir em conjunto com as alunas um conhecimento sociológico acerca da criminalidade. 

 

Roteiro:

Aula 1

  1. Se apresentar para a turma, explicar o que se pretende com as próximas duas aulas e mostrar o que pode-se aprender. Além de dizer quais assuntos serão abordados como: crime, droga, encarceramento, prisões, racismo (10min).
  2. Passar alguns trechos selecionados do documentário A 13ª Emenda, porém pedindo para que elas se atentem a alguns pontos principais que os ajudarão na leitura do texto e na construção da atividade. As palavras-chave são: aumento da criminalidade, encarceramento, guerra às drogas, linchamento, segregação e 13ª emenda (30min).
  3. Distribuir uma folha por dupla com trechos do livro Estarão as Prisões Obsoletas? da Angela Davis e fazer a leitura conjunta com as alunas, pedindo para que elas leiam em voz alta para todas. A cada parágrafo linkar o texto com o documentário para que as alunas percebam que trata-se do mesmo assunto, utilizando-se apenas ferramentas diferentes (20min).
  4. Dividir a sala em 6 grupos e entregar um parágrafo do livro por grupo com uma pergunta referente ao fragmento. O grupo deve responder essa pergunta de maneira que relacione o texto com o documentário. As alunas devem ter duas cópias da atividade uma para ser entregue e outra para ficar com o grupo, pois a mesma será utilizada na segunda aula (30min).

Aula 2

  1. Retomar o que foi feito nas  aula anterior e sortear a ordem dos grupos para a apresentação da resposta da atividade (10min).
  2. Com a atividade feita na aula passada as alunas devem apresentar suas respostas na frente da sala de forma a explicar o que entenderam e o que responderam, pois explicar para outra pessoa demonstra que houve um entendimento sobre o conteúdo. Todos os grupos irão apresentar na frente para as demais alunas (40min).
  3. Os grupos devem continuar reunidos e serão entregues letras de músicas para as alunas acompanharem. As músicas serão mostradas para todas as alunas. Músicas: Delação Premiada - Mc Carol, Bluesman - Baco Exu do Blues e Diário de um detento - Racionais. As músicas serão sorteadas (20min).
  4. As alunas devem retomar aos parágrafos já feitos, após ouvirem as músicas e devem acrescentar no parágrafo novas ideias e reflexões, trazendo outras informações do texto usando como base as apresentações dos colegas (20min).

 

Atividade em sala 

Perguntas com base nos trechos do livro da Angela Davis:

  1. Com base no trecho do texto acima, a ideia da função das prisões com intuito de punir o crime cometido, segundo Angela Davis é real? E como o documentário passado em sala complementa essa ideia?
  2. Como os processos históricos anteriores (escravidão, linchamento e segregação) sustentam a ideia que as prisões não são feitas com o intuito de punir o crime cometido? Use também argumentos apresentados no documentário para complementar sua resposta.
  3. Levando em consideração o trecho acima e o documentário visto em sala, explique o surgimento das prisões como forma punição de delitos.
  4. Baseando-se nos trechos selecionados do livro e do documentário explique como o aprisionamento se tornou de fato um ato de punição para a criminalidade.
  5. Segundo o texto, o documentários e as informações dadas em aula como se caracterizava a punição das mulheres criminosas? Eram da mesma forma que a dos homens?
  6. Tendo como base o texto e o documentário trabalhado em sala, como a Guerra às drogas contribuem para o aumento de pessoas aprisionadas?

 

 - Relacionando os parágrafos com as músicas:

  1. Como a letra da música acrescenta na discussão sobre aprisionamento e criminalidade debatida anteriormente com o livro e o documentário? Pode-se usar elementos do texto apresentado pelas colegas.

 

O que as alunas podem aprender:

Após a aula baseado no livro da Angela Davis as alunas serão capazes de perceber que a construção e ascensão das prisões na contemporaneidade não se deu por motivos de aplicação da lei, mas como forma de punição para um determinado grupo. Além disso as mesmas terão ferramentas para analisar dentro da sua realidade como a criminalidade atua e o quão presente está o encarceramento.

As alunas poderão reconhecer que diferentes gêneros textuais podem discutir as mesmas questões e temas.

 

Ferramentas:

  1. TV; 
  2. Quadro branco e canetão;
  3. Trechos selecionados de A 13ª Emenda e Estarão as prisões Obsoletas;
  4. Letras completa das músicas. 

 

Referências: 

A 13ª Emenda. Direção de Ava DuVernay. Nova Iorque: Netflix, 2016 (100min).

BACO EXU DO BLUES. 01. Baco Exu do Blues - Bluesman. 2min53. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=82pH37Y0qC8. Acesso em: 04 abr. 2019.

DAVIS, Angela. Estarão as Prisões Obsoletas?. Tradução de Marina Vargas. 1 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2018.

MC CAROL OFICIAL. Mc Carol - Delação Premiada (prod. Leo Justi). 3min06. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZfZLPXLGwUs. Acesso em 04 abr. 2019.

SEU JORGE. Seu Jorge, Racionais MC's - Diário De Um Detento. 8min15. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kkytzD30nJ8. Acesso em: 04 abr. 2019.

Da UnB Agência
texto alternativo