Artigos publicados
Artigos
2024
20 anos da Lei 10.639: sociologia, educacão e ensino étnico-racial. Revista Café com Sociologia, v. 13, p. 131-141, 2024.
(Autoria: Ana Clara Damásio e Marcelo Cigales). [Acesse aqui]
O discurso da adaptação ao "novo espírito do neoliberalismo" na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 22, p. 1-31, 2024. (Autoria: Clara Chaves Farias e Sayonara Leal). [Acesse aqui]
2023
2022
O ensino de Sociologia e a escola democrática: desafios e possibilidades. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, v. 17, p. 73-85. (Autoria: Marcelo Cigales). [Acesse aqui]
Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 58, p. 97-109. (Autoria: Marcelo Cigales e Luca Fonseca). [Acesse aqui]
A escolha dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021 no Distrito Federal. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 6, p. 176-198. (Autoria: Mateus Paz, Marcelo Cigales e Éric dos Santos) [Acesse aqui]
2021
Entrevista com a Professora Ileizi Silva sobre o Ensino de Sociologia no Brasil. Revista Em Aberto (INEP). v. 34, p. 167-183. Realizada por Marcelo Cigales. [Acesse aqui]
Disputas e concepções de Sociologia no campo educacional brasileiro: Fernando de Azevedo e Alceu Amoroso Lima. Perspectiva (UFSC), v. 1, p. 1-18. (Autoria: Amurabi Oliveira, Marcelo Cigales e Ana Engerroff). [Acesse aqui]
O ensino de Sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas (1890-1900). Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 123-145. (Autoria: Cristiano Bodart e Marcelo Cigales) [Acesse aqui].
La sociología católica en Brasil a través de textos escolares. Revista Mexicana de Sociología, v. 83, p. 157-184. (Autoria: Marcelo Cigales e Amurabi Oliveira). [Acesse aqui]
O Estágio Curricular Supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção. Revista Latitude, v. 15, p. 271-295. (Autoria: Marcelo Cigales e Rodrigo Diego de Souza). [Acesse aqui]
Entrevista com Michael Young sobre os 50 anos da publicação do livro Knowledge and control: new direction for Sociology of Education. Revista Educação & Sociedade, v. 42, p. 1-7. (Entrevista realizada por Marcelo Cigales, Amurabi Oliveira e Diego Greinert. Disponível em inglês e português). [Acesse aqui]
Reforma do Ensino Médio e Educação Remota: o que pensam os(as) estudantes do Distrito Federal? Revista Novos Rumos Sociológicos, v. 8, p. 65-89. (Autoria: Marcelo Cigales, Doralice Assis, Lucas Sales e Guilherme Quevedo). Apoio Financeiro: DEX/UnB e SOL/UnB. [Acesse aqui]
Usos do livro didático de Sociologia no Distrito Federal. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 5, n. 2, p. 65-85. (Autoria: Marina Dantas e Marcelo Cigales). Apoio Financeiro: SOL/UnB. [Acesse aqui]
2020
O ensino de Sociologia frente aos desafios da Sociedade do Risco. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 4, p. 5-12. (Autoria: Marcelo Cigales). [Acesse aqui]
O lugar da teoria e da prática na formação de professores de Sociologia. Revista o Público e o Privado, v. 1, p. 181-202. (Autoria: Amurabi Oliveira e Marcelo Cigales). [Acesse aqui]
O debate sobre o currículo de Ciências Sociais: da Lei 11.684 de 2008 a BNCC de 2018. Revista Espaço do Currículo, v. 13, -. 235-250. (Autoria: Marcelo Cigales e Diego Greinert). [Acesse aqui].
Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares: uma perspectiva relacional. Revista Brasileira de história da Educação, v. 20, p.. 1-18. (Autoria: Marcelo Cigales e Amurabi Oliveira). [Acesse aqui]
2017
Dispositivos de normatização do Ensino de Sociologia na escola: Formação e saberes docentes de licenciandos em Ciências Sociais no Distrito Federal. Revista Educação & Sociedade, v. 39. p. 1-25. (Autoria: Sayonara Amorim Leal). [Acesse aqui]
2015
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal. Sociedade e Estado v. 30, p. 773-796. (Autoria: Sayonara Amorim Leal e Tauvana Young). [Acesse aqui]