O Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez da Universidade de Brasília fica localizado no Instituto de Ciências Sociais e tem como objetivo ser um espaço de promoção de estudos e pesquisas sociológicas envolvendo o ensino de Sociologia e o ambiente escolar. Nossa sala foi inaugurada dia 12 de junho de 2015 e recebeu o nome Lélia Gonzalez para homenagear essa grande socióloga e antropóloga que influencia diversas áreas de estudo com seus livros centrados nas temáticas raciais e de gênero.

O laboratório foi uma iniciativa das estudantes participantes do Programa de Iniciação à Docência de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. A concretização dessa ideia aconteceu conjuntamente com a professora Haydée Caruso, que nesse momento era coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais. O objetivo do laboratório é também, ser um espaço de debate e troca entre as estudantes da licenciatura, onde os futuros docentes e pesquisadores da educação tenham acesso ao acervo necessário para melhoria de sua formação.

O Laboratório Lélia é a concretização de uma mudança positiva que vem ocorrendo nos institutos e departamentos das universidades do Brasil, uma mudança que reafirma cada vez mais a licenciatura e a formação docente como um dos alicerces da universidade. Apesar de fundado por estudantes participantes do Programa de Iniciação à Docência de Ciências Sociais, é de pertencimento coletivo e está aberto para todas as estudantes, da licenciatura ou não, que desejarem conhecer mais sobre a prática docente e a educação enquanto área de pesquisa. Este espaço digital será utilizado como um banco de dados, principalmente das estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais, que contará com o registro de nossas experiências e com acervo de planos de aula e textos diversos sobre o ensino de sociologia.