Equipe
Coordenadores (as)
Prof. Dr. Marcelo Pinheiro Cigales (Departamento de Sociologia/UnB) - Minha trajetória pessoal e profissional é marcada pelas políticas públicas educacionais de acesso e permanência estudantil. Me dedico ao ensino de Sociologia desde o final da licenciatura em Ciências Sociais realizado na Universidade Federal de Pelotas, no sul do Brasil. Fui bolsista do PIBID na graduação, e hoje atuo como coordenador do Laboratório de Ensino de Sociologia que leva o nome de Lélia Gonzalez. Acredito que a homenagem a Lélia Gonzalez reflete o momento de maior democratização do acesso ao ensino superior público, o que nos faz pensar não somente o currículo e as metodologias de ensino para a área, mas também os sentidos de ensinar e aprender Sociologia. Tais sentidos, atrelam-se a busca histórica por justiça social e, consequentemente, de qualificação e profissionalização da educação que tem por princípio o ensino democrático.
Prof. Drª. Tânia Tonhati (Departamento de Sociologia/UnB)
Professores(as) colaboradores(as) - UnB
Prof. Drª. Daniela Felix Martins Kawabe (Departamento de Sociologia/UnB)
Prof. Dr. Eduardo Dimitrov (Departamento de Sociologia/UnB)
Prof. Drª. Haydée Glória Caruso (Departamento de Sociologia/UnB)
Prof. Dr. Stefan Fornos Klein (Departamento de Sociologia/UnB)
Prof. Drª. Sara Esther Dias Zarucki Tabac - Estou realizando o Pós - doutorado na Universidade de Brasília (UnB) 2022-2023 pesquisando e atuando no campo da sociologia da educação e sub campo de ensino de sociologia. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - PPCIS/UERJ (2021). Mestra em Ciências Sociais PUC-Rio (2012). Especialista em Sociologia Urbana UERJ (2016). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais PUC-Rio (2009). Pesquisadora nos grupos credenciados ao CNPq: LEPES - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Educação Superior da UFRJ e ICS - Ciências Sociais e Educação da UERJ. Professora Substituta de Sociologia da Educação na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Campus Caxias (2021 -2022). Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre a relação entre a Sociologia da Educação e Ensino de Sociologia. Especificamente, pesquisa sobre a formação de professores de Ciências Sociais e o mercado de trabalho do Cientista Social. É filiada a ABECS - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Publicações em: http://uerj.academia.edu/SaraZarucki
Professores(as) colaboradores(as) - SEEDF
Éric Carneiro Santos - Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Brasília (2002). Habilitado na área de Antropologia, com experiência em Antropologia Urbana. Foi bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília - NEPEM / CEAM / UnB, pesquisando as temáticas Violência, Gênero e Segurança Pública. É licenciado em Ciências Sociais e professor de Sociologia na Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federa desde 2001. Atua no acompanhamento e na gestão pedagógica do Ensino Médio, nas políticas públicas educacionais para a juventude e adultos.
Laiane Moraes Damaceno - Graduada em Ciências Sociais (licenciatura) e Sociologia (Bacharel) pela Universidade de Brasília (2014-2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018-2020). Atualmente, é estudante da especialização em Ensino de Sociologia da UFMS, professora temporária de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e, também, colaboradora do Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez da UnB. Como colaboradora do Laboratório se interessa em contribuir com as pesquisas e estudos voltados para a área de Ensino de Sociologia no que diz respeito ao Novo Ensino Médio, aos materiais didáticos e as metodologias de ensino na área de Sociologia, bem como à formação docente.
Maria Clara Pereira De Araújo - Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela UnB. Professora de Sociologia na educação básica, pesquisadora do PET-SOL/UnB, pesquisadora da Fundação Universidade de Brasília pelo departamento de Estudos Latino Americanos - ELA/UnB. Áreas de interesse são docência; didática e relação ensino-aprendizagem; formação docente e currículo.
Estudantes da graduação e pós-graduação em Ciências Sociais
Ana Beatriz Da Silva Nascimento - Tenho 20 ano, moro no Gama. Gamense, nascida, criada e apaixonada pela cidade, pela taça e por escrever textos, poemas e históricas fictícias. Sou recém integrante do Laboratório e estou muito agradecida por fazer parte deste projeto, está sendo uma experiência única que agrega muito, confirmando que o curso de Ciências Sociais foi uma ótima opção. Apesar dos desafios do ensino remoto, a caminhada no Laboratório está me deixando realizada e feliz.
Augusto Cesar Silva Filgueiras - Tenho 24 anos, moro na cidade de Sobradinho/DF. Estou no 6º semestre de Ciências Sociais – Licenciatura pela Universidade de Brasília. Tive a oportunidade de estudar no Centro de Ensino Médio 02 de Sobradinho, onde entrei em contato com professores(as) que me possibilitaram ver a importância que a docência tem. Quando tive conhecimento dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento voltados para educação que o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzales promove, entendi que fazer parte do grupo seria de grande importância para meu crescimento como futuro docente.
Caio Henrique Fiuza Moreira - Faço graduação em Ciências Sociais - Licenciatura, tenho vontade pela docência em universidades, assim como realizar pesquisas nas áreas de História, Política e Cultura.
Cecília Aguiar Silva Palau - Sou licenciada em ciências sociais pela UnB, sou integrante do CiSo, participo do PIBIC, e atualmente estou investigando a atuação dos docentes de sociologia durante a pandemia para minha monografia.
Doralice Pereira De Assis - Estou finalizando minha formação em Licenciatura em Ciências Sociais e bacharel em Sociologia. Ainda no início de meu curso integrei um programa de cursinho popular onde consolidei minha vontade de trabalhar com ensino, nesse projeto desenvolvi um PIBIC que foi meu primeiro contato com os estudos sobre educação. No decorrer do curso me interessei por outras áreas, mas em 2019 voltei ao tema integrando um projeto de pesquisa que analisa a reforma do Ensino Médio. Atualmente faço parte do Laboratório e desenvolvo minha monografia pesquisando a reforma no DF.
Evellyn Caroliny De Jesus - Sou recém-formada na Licenciatura em Ciências Sociais pela UnB, atualmente cursando o Bacharel em Sociologia. Já fui integrante da Socius, além de ser uma das Editoras-Chefes da revista Textos Graduados e participo do grupo de pesquisa Arte, Sociedade e Interpretações do Brasil, desenvolvendo um PIBIC pelo Edital 2020/2021. Também fiz parte do PIBID no Edital 2018/2019. A partir dessa experiência, me interessei pela docência e comecei a compor a equipe do Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia González, com interesse no estudo dos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio.
Gabriel De Jesus Albuquerque - Graduando de Ciências sociais, 21 anos, estagiário da defensoria pública da união, militante do movimento bem viver.
Hannara Catarine Cunha Dias - Professora de Sociologia voluntária do cursinho popular de pré vestibular GALT e graduanda em Sociologia pela Universidade de Brasília.
Irene Do Planalto Chemin Pimentel - Tenho 22 anos e sou estudante de Ciências Sociais Licenciatura com dupla habilitação em Antropologia na UnB. Em transformação cyborgue acelerada pela educação remota. Busco caminhar artisticamente pela Sociologia, aprender-ensinar com corpo e ambiente em movimento junto às ideias. No Laboratório Lélia compartilhamos e colocamos em prática nossos anseios e inquietações, através da discussão de textos, pensando em projetos pedagógicos, troca com colegas e professoras. Estamos na luta por uma educação pública e de qualidade, assim como pela valorização das Ciências Humanas.
Isabella Cristina Alves De Sousa
Laisa Fernanda Alves Da Silva - Graduanda em licenciatura em Ciências Sociais. Aluna bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES 2020-2022). Tem experiência nas áreas de educação, gênero, raça e antropologia política. É integrante do PET de Sociologia da Universidade de Brasília.
Lucas Moreira Silva
Lucas Sales De Figueredo - Estou prestes a graduar no curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Pretendo seguir a dupla diplomação no Bacharelado em Sociologia. Há pouco mais de um ano venho me aproximando do debate da educação, sobretudo por conta da minha atuação em um projeto sobre a Reforma do Ensino Médio. Fora isso, também fazem parte dos meus interesses os debates sobre o Mundo do Trabalho e as Desigualdades.
Maria Eduarda Barboza da Silva - Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, iniciei o curso em 2021 e atualmente componho a equipe do Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez como bolsista de extensão.
Mariana Moreno Dutra - Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de Brasília. Atualmente, integra o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez com interesses sobre os desafios da docência em Sociologia e as possibilidades do exercício de um ensino de sociologia que forme estudantes emancipadas e autônomas. Já integrou o projeto Socius - Consultoria Júnior em Pesquisa, enquanto Diretora Assistente em Comunicação e Negócios e Diretora Executiva de Pesquisa. Ademais, participa do projeto Ciências Sociais nas Escolas - CiSo, como Coordenadora de Projetos e desenvolve pesquisa no âmbito do PIBIC sobre a Militarização das Escolas no Distrito Federal.
Marina Isabel Correia Da Silva Dantas - Sou estudante do 7º semestre da licenciatura em Ciências Sociais e venho buscando ter contato com a área da educação, desde o segundo semestre, quando integrei o projeto Ciências Sociais nas Escolas e, posteriormente, também o PIBID. Esses projetos me incentivaram a desenvolver a vontade por entender os processos educacionais pelo olhar da pesquisa. A participação no laboratório Lélia, vem me auxiliando a compreender outras temáticas de pesquisa, tais como: Movimentos Migratórios e Educação, e também o uso dos livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio.
Maysa Lannah da Silva - Agora no quarto semestre da graduação em sociologia licenciatura na Universidade de Brasília, agrega como bolsista de extensão o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez. Mas, logo nos primeiros semestres tornou-se organizadora de uma ação de extensão na FUP (Faculdade Unb Planaltina) que pretende fomentar o número de estudantes periféricos a ingressar na UnB.
Olavio Neres Dos Santos - Tenho 21 anos e sou um Baiano erradicado em Brasília, amante de música e das artes subjetivas, recém integrante do Laboratório Lélia. Para mim, está sendo uma experiencia muito enriquecedora e confirmativa, em relação a escolha do meu curso, pois o meu interesse por Sociologia surgiu no ensino médio. Tive dois professores da área que me inspiraram bastante a escolher Ciências Sociais no vestibular, sempre fui aluno de escola pública e isso é algo que me orgulha muito, me faz perceber que a educação é uma importante ferramenta de transformação. O interesse pelo ensino de sociologia surgiu de forma muito orgânica e progressiva em minha formação como ser humano e estudante. A minha jornada no Lélia, embora recente, esta sendo marcada por uma série de conquistas pessoais e uma enorme satisfação por agregar a este projeto!
Vinicius Gabriel Chaves Dos Santos - Estudante de Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB), na habilitação Ciências Sociais - Licenciatura. Tem experiência com elaboração e análises de pesquisas quantitativas e qualitativas, com Sociologia Brasileira e Sociologia da Educação e com o ensino de Sociologia. Foi Diretor Assistente de Operacional e Diretor Assistente de Pesquisa da SOCIUS (Consultoria jr. em Ciências Sociais). Foi integrante do projeto de extensão CISO (Ciências Sociais nas Escolas). Atualmente participa do Lélia - Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez. No presente, atua na educação básica como professor de Sociologia no GALT- Vestibulares.
Welitânia de Oliveira Rocha - Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2016), mestra em Antropologia Social pela Universidade de Brasília-UnB (2019). Atualmente cursa doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (PPGAS/DAN/UnB). É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Estudos Indígenas e Indigenistas no Maranhão GEIIMA/UFMA, e ao Grupo Sociabilidades, Diferenças e Desigualdades GSDD/UnB. Integra o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (SOL/UnB), e atua como colaboradora do Grupo Rede de Relações Indígenas no Brasil Central e do Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas NEAI, ambos vinculados a UFT. Antropóloga vinculada à Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à Covid-19 (PARI-c) da Universidade de Londres. Desenvolve pesquisa com o povo Indígena Apinajé, desde 2012. Tendo como principais interesses: gênero; política e conhecimentos tradicionais. Atua no campo da Etnologia Indígena, com foco em discussões sobre participação política das mulheres indígenas, relações de gênero e políticas de saúde, educação e direitos das mulheres indígenas.